No dia 13 de setembro, a Direção da Liberato recebeu a visita da Superintendente Adjunta da Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO/RS), Raquel Padilha da Silva, e da Assessora Técnica, Claudia Poli, com o objetivo de discutir futuras parcerias, bem como estratégias para melhor enfrentar desafios diversos.
A reunião abordou três temas principais: Num primeiro momento, foi reservado para discutir a participação da SUEPRO na Mostratec-Liberato 2024. Ficou acordado que a Superintendência ocupará um estande no evento, com representantes oficiais da SUEPRO, reforçando a parceria entre a SUEPRO e a Fundação Liberato.
Outro ponto importante tratado foi sobre a viabilidade de criação de um programa de auxílio para estudantes em situação de vulnerabilidade, alinhado com as políticas de permanência estudantil. O programa, que dependerá da aprovação de uma lei específica a ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa, visa garantir que alunos com dificuldades socioeconômicas recebam o suporte necessário para permanecerem e concluírem seus estudos na Fundação Liberato.
Por fim, a reunião também tratou de uma questão crítica: a falta de professores em algumas áreas da Liberato, problema que pode afetar o ano letivo de 2025. Além do diálogo, a Direção da Fundação oficializará a situação à SEDUC e solicitará apoio para providências urgentes, a fim de evitar prejuízos à formação dos estudantes.