Nesta segunda-feira (21), ocorreu uma reunião com um grupo de Coordenadores das diferentes cidades polo e Coordenação Geral das Olimpíadas de Química do RS.
As Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, evento que integra o Projeto Nacional das Olimpíadas de Química, tem por objetivo estimular o estudo da ciência nas escolas do Ensino Médio e Tecnológico, promovendo a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul. Além disso, busca ampliar a participação das escolas federais, estaduais, municipais e particulares do RS na Olimpíada Brasileira de Química, descobrindo jovens com talento e valorizando seu conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade.
A Olimpíada de Química RS é promovida pela Fundação Liberato com o apoio de instituições parceiras em vários municípios gaúchos, permitindo que um maior número de escolas e estudantes participe deste certame olímpico científico.
Alguns temas do encontro:
Análise do contexto econômico e dificuldades de financiamento do evento para 2016.
Propostas de alteração da estrutura de gestão do certame olímpico.
Apresentação de dados olímpicos.
Aprovação do Regulamento e Calendário para 2016.
Atividades de preparação e qualificação da Equipe Olímpica Gaúcha na edição de 2016 da OBQ.
Participaram do encontro: Professora Tânia Denise M. Salgado (Ufrgs), Professor Fernando Serenotti (Unisinos), Professor Daniel Jacobus (Fundação Liberato), Professor Rodrigo Rozado Leal (Colégio Politécnico da UFSM), Professora Ivete Ana Schmitz Booth (Universidade de Caxias do Sul – UCS) e Maria Alice Reis Pacheco (UCS).