O governador José Ivo Sartori, secretários de Estado e dirigentes de órgãos da administração indireta do Executivo assinaram na manhã desta terça-feira (29) os acordos de resultados das 40 entidades vinculadas, em ato no auditório do Centro Administrativo (Caff). O governador afirmou que o processo de qualidade da gestão da máquina pública, iniciado em maio com as secretarias, é uma forma de que todos assumam o compromisso de entregar um Estado melhor do que o recebido.
“Agora estamos firmando os compromissos com todas as autarquias, fundações, companhias e empresas do Estado. Então, a responsabilidade passa a ser coletiva. E todos nós temos que ir em busca daquilo que deve ser o fundamental no serviço público: prestar um bom serviço para a sociedade. Para isso, é preciso se educar, ter gestão e acima de tudo parar de funcionar para dentro. Temos que funcionar para fora. Um bom funcionamento com planejamento e com organização. Se o Estado já presta hoje, através dos seus servidores, um bom serviço público, queremos que o serviço público seja prestado ainda melhor porque a sociedade merece”, declarou Sartori.
O secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, disse que o ato é mais uma etapa do processo de governança e de gestão implantada no Estado. “O objetivo é fazer com que o Estado seja menos burocrático, mais ágil. Apesar das dificuldades e do desequilíbrio financeiros, aplicar bem e de forma ágil os poucos recursos que se têm. E ter planejamento, metas e indicadores. Este ato representa o que queremos, um Estado unido, que conheça todas as suas ações”, afirmou o secretário.
Acordo de resultados
Em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e o Movimento Brasil Competitivo, o Acordo de Resultados 2015 foi elaborado com base em indicadores de prioridades que deverão ser atendidas em cada área de governo, com a finalidade de trazer mais agilidade e eficiência na prestação de serviços à população.
Cada secretaria faz o acompanhamento periódico das metas e de duas vinculadas, auxiliando no cumprimento dos compromissos assumidos. Os resultados são acompanhados pela Secretaria Geral de Governo (SGG) e discutidos nas reuniões de eixo com o governador. Todo o processo é registrado no sistema de monitoramento estratégico (SME).
Gestão
Esta ferramenta de gestão vem sendo utilizada desde maio quando foram firmados os acordos com as secretarias. Desde lá, os 63 projetos prioritários são monitorados. Nas reuniões estruturadas de gestão de projetos realizadas, são discutidos o cronograma físico-financeiro, os gargalos e as soluções. Foram 180 reuniões até setembro.
As reuniões de eixo (Econômico, Social, Infraestrutura e Ambiente, Governança e Gestão) contam com a participação dos secretários e do governador. Na oportunidade, é apresentado o andamento dos projetos prioritários de cada secretaria, com registro de atas e controle dos encaminhamentos pela SGG. Já ocorreram 68 encontros.
Foto: Diretor Executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, no momento da assinatura do acordo.
Texto: Mirella Poyastro
Edição: Léa Aragón/Secom
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini