Institucional

Mostratec credencia jovens cientistas para cerimônia de entrega do Prêmio Nobel 2015

By 30 de novembro de 2015 Sem comentários

Dois estudantes brasileiros que participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) participarão da cerimônia do Prêmio Nobel, no próximo mês de dezembro, em Estocolmo, Suécia.

Felipe Buniac (18 anos) será o primeiro brasileiro a participar do Stockholm International Youth Science Seminar (SIYSSS). Ele já participou da Mostratec 2014 e do curso de verão no Instituto Weizmann de Ciências 2015, em Israel. Atualmente, ele estuda Engenharia da Computação no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (São Paulo/SP). No atual ambiente global, o compartilhamento de informações seguro e rápido é fundamental para a interação social. Algoritmos de criptografia fortes são ferramentas essenciais para a segurança e para ajudar a atender à demanda onipresente em comunicações interoperáveis seguras. Considerando tal necessidade, Felipe desenvolveu um software de criptografia, o ENCRYPTA, que será apresentado no evento. Felipe embarca no dia 03 de dezembro.

Já Gabriel Schütz de Souza (18), estudante da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS) e que recebeu o credenciamento na Mostratec realizada em outubro de 2015, estará no SIYSS em 2016. Ele desenvolveu o protótipo de um sistema de reconhecimento de expressões faciais que comunicasse essa informação ao usuário, utilizando a abordagem da comunicação social-háptica de forma automática. Isso foi feito a partir de um software de reconhecimento de expressões faciais e do acionamento rítmico de motores de vibração.

Durante a visita, os participantes do SIYSS ficarão no Af Chapman, um navio ancorado em “Skeppsholmen” no centro de Estocolmo e vão experimentar vários insights sobre tecnologia sueca, incluindo uma visita de estudo ao Instituto Karolinska onde terão acesso a pesquisas de ponta nas áreas da medicina e da bioquímica.

Os alunos também vão participar da Cerimônia do Prêmio Nobel e de um almoço com o presidente da Assembleia Nobel, além de assistirem aulas e a conferência de imprensa com os Laureados Nobel de Fisiologia e Medicina.

Os participantes são escolhidos em razão do científico que têm demonstrado em seu trabalho, com excelentes perspectivas de uma carreira de sucesso dentro de seus respectivos campos.

Fotos: Felipe Buniac (com camiseta do Brasil) e o Prêmio Nobel de Física 2006, Dr. John C. Mather, PhD.

Gabriel Schütz de Souza na Mostratec 2015.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário