Gabriel Schütz de Souza foi selecionado para uma vaga no Curso de Verão do Instituto Weizmann,em Israel, em julho de 2016.
Desde 1969, são selecionados talentos e recém formados do ensino médio de todo o mundo para o Summer Program Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute (ISSI 2016), uma imersão científica no Weizmann Institute of Science and Advanced Research, localizado na cidade de Rehovolt, em Israel.
No Brasil, a seleção é feita por intermédio da instituição Amigos do Weizmann Brasil, formada por cientistas e ex-doutorandos/Phd’s do Weizmann Institute of Science, entre outras pessoas com envolvimento e produção científica de ponta, como, por exemplo, Doutores e Phd’s de Harvard University.
Durante o programa os alunos participam de projetos de pesquisa de cientistas com produção científica de ponta e trabalham nos laboratórios mais avançados no que se refere à tecnologia, nas áreas de química, bioquímica, física, matemática aplicada, biologia (molecular, celular, neurobiologia), materiais e interfaces, dentre outras.
Ao final do programa, é promovida uma semana de pesquisa em campo no deserto, onde todos os estudantes acampam no deserto do Negev e nas redondezas do Mar Morto, realizando pesquisas na área de arqueologia, história, geografia, química e biologia.
O Weizmann Institute of Science é considerado o instituto com maior qualidade científica do mundo fora dos Estados Unidos. No instituto trabalham cientistas renomados como Ada Yonath, Prêmio Nobel de Química em 2009.