Phoenix, Arizona, 10 de maio – O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina – 1989, J. Michel Bishop, visitou dois projetos de estudantes brasileiros na Intel ISEF.
Primeiramente, ele esteve com os estudantes Fabricio Felippe dos Santos e Daniel Barbosa de Castro (foto), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (RJ). O projeto apresentado por eles é “Desenvolvimento de formulação contendo beta-cariofileno e avaliação de sua atividade antitumoral”.
O objetivo do projeto é avaliar a atividade antitumoral do β-cariofileno e desenvolver uma formulação contendo este composto. Para detectar possíveis efeitos citotóxicos do β-cariofileno, a proliferação celular foi avaliada através do método de metabolização intracelular do MTT in vitro. Os resultados demonstraram ação antiproliferativa do β-cariofileno frente a células tumorais MCF7.
O Prêmio Nobel também ouvio a apresentação da estudante Lorena Dal Collina Sangiuliano, do Colégio Dante Alighieri, São Paulo (SP), com o projeto Identificando antígenos do leite nos alimentos
A dificuldade de identificar os elementos que possuem o antígeno (que forma anticorpo) a qual a pessoa é alérgica faz com que seja necessário um método fácil e rápido de encontrá-los evitando que a pessoa seja limitada de frequentar restaurantes ou mesmo consumir produtos industrializados. O objetivo do projeto é criar um kit identificador da presença da β-lactoglobulina (proteína do leite) nos alimentos por meio da aglutinação utilizando reagente A.
Fotos de Luis Eduardo Selbach.