No dia 19 de agosto (sábado), aconteceu, na Fundação Liberato, a 2ª etapa do Projeto BIS 2023 (Back in School).
Promovido desde 2008 pela Área de Ciências Humanas, em parceria com o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o evento tem como finalidade promover debates do cenário internacional para as escolas de ensino médio, utilizando um modelo de simulação das conferências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos debates, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e compartilhar experiências, promovendo o aprendizado em conjunto, e despertando nos jovens o interesse pelos temas mundiais.
Este ano tivemos participantes das 4 séries do diurno, distribuídos em dois comitês:
1) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), debatendo “A repatriação de artefatos históricos e culturais para os seus países de origem”.
2) Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), debatendo “Proliferação de armas nucleares para países do Terceiro Mundo”.
A etapa Liberato foi organizada pelos professores Juliano Antoniolli, Hildete Flores, Leandro Andrigheti e Vilson Schutz e teve como monitores da UFRGS os estudantes de Relações Internacionais Gabriel Luiz da Rosa Daros, Mariana Missiaggia dos Reis, Natan de Oliveira Schumann (nosso ex-aluno do Curso de Química) e Pedro Henrique Atiense.
O BIS é uma etapa preparatória para a participação da Fundação Liberato no UFGRS Mundi 2023, que ocorrerá nos dias 14 e 15 outubro, na Faculdade de Economia, com mais de 500 alunos, representando 30 escolas de ensino médio do Estado do Rio Grande do Sul.