As estudantes Emanuella Tarzo de Medina Coeli e Mariana Weber Marques, estagiárias do Curso de Química, estão apresentando o projeto “Biodegradação de Polietileno de Baixa Densidade através de um concentrado polimérico”, orientado pela Professora Schana Andreia da Silva. O credenciamento para a feira foi obtido na 32ª Mostratec – quando o projeto também foi contemplado com o Prêmio Village Marcas e Patentes.
A Ferocit (Feira de Rondônia Científica, de Inovação e Tecnologia) foi aberta na quarta-feira (29), com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Governador do Estado Daniel Pereira e o Coordenador da Feira Éderson Rodrigues.
Na ocasião, o Governador citou o fato do Brasil ter uma população de 208 milhões de pessoas, o que significa muitos problemas que precisam ser resolvidos: “E quem vai resolver esses problemas? Nós mesmos. Por isso é tão importante um evento com esta envergadura”. Professor desde os 17 anos, comentou a importância de estudar sempre e se diz um autodidata: “Nos preocupamos muito em tirar nota. Tirar nota tem que ser uma consequência não uma meta. Somente o diploma sem aprendizado não resolve nenhum problema. O que vai acontecer lá na frente depende de nós que estamos aqui”, destacou ele.
Os 114 estandes da Ferocit contemplam, além do estado de Rondônia, 15 projetos de outros estados.
A feira possui projetos desde o 6° ano do ensino fumdamental até projetos de ensino médio e educacao profissional.É afiliada à Milset Brasil, Ciência Jovem, Febrace, Fetec, Mctea, Moccin e à Mostratec, além de uma feira da Colômbia. Também possui atividades variadas, como o Planetário Móvel, competição de robótica, oficinas e palestras com representantes de diversas instituições do Brasil.
Representando a Mostratec, o Diretor de Pesquisa, André Viegas, proferiu a palestra “O processo de iniciação científica na escola: impactos e desafios”.
A programação da Ferocit segue até sexta-feira (31).