O estudante Rodrigo Mann Schaidt (19 anos), será o representante brasileiro na China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (CASTIC), maior feira de ciências da Ásia e que acontece de 25 a 29 de julho, na cidade de Tianjin.
Rodrigo é aluno do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS). Ele conquistou o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no ano passado. O prêmio viabiliza a participação de um projeto nesse importante evento internacional.
Sobre o projeto
O projeto “SinaPort : Software de tradução de LIBRAS para português utilizando redes neurais”, surgiu com o auxílio que Rodrigo prestou para um aluno com surdez. Mesmo existindo um software capaz de traduzir português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a comunicação era de grande dificuldade.
A partir daí, ele desenvolveu um software com o objetivo de treinar cinco sinais diferentes para detecção, analisando os diferentes métodos que podem ser utilizados para fazer a modelagem e treinamento de uma rede neural capaz disso.
Durante a pesquisa foram realizados testes com alguns dos sinais escolhidos para tradução, tais como: “usar”, “obrigado” e “oi”. Esses sinais foram escolhidos em razão dos seus movimentos junto a mão.
A orientação do projeto é do professor Marcio Leandro Souza Momberger.